Há muito tempo a ortodontia nao é mais uma especialidade exclusiva para pacientes em crescimento. A demanda de pacientes adultos pelo tratamento é uma realidade em todos os consultórios. E esse tipo de pacientes tem solicitações específicas, como a estética durante o tratamento e nao somente ao final. Em resposta a essas necessidades, surgiram sistemas de tratamento "invisiveis", como o Invisalign e o Essix (R) Clear Aligner.
Apesar de parecidos, os sistemas são completamente diferentes entre si.
No caso do Invisalign, todo o jogo de alinhadores é fornecido pelo fabricante com base num modelo fornecido pelo ortodontista, o qual será digitalizado. Com base desse modelo digital em 3D serão confeccionados os alinhadores.Trata-se de um processo patenteado, em que todas os alinhadores são registrados e numerados. Em caso de perda, solicita-se um novo alinhador ao fabricante por esse registro.
Já no Essix Clear Aligner, o aparelho pode ser confeccionado pelo proprio profissional, bem como as ativações. Isso obviamente diminui os custos do processo, mas em compensação, requer mais habilidade e materiais disponíveis no consultório.
Alguns movimentos são limitados pela própria técnica, sendo que o maior problema é o tracionamento de dentes. Infelizmente, mesmo com algumas soluções dos fabricantes, esse tipo de movimento ainda requer ajuda de dispositivos convencionais, como braquetes ceramicos mono ou policristalinos.
Para saber mais:
1 comentários:
Ótimo post doc! Agora sobre os aparelhos alinhadores, posso dizer que o Invisalign é superior ao Essix, pois o primeiro já vem com todos os alinhadores prontos, enquanto o segundo tem que "meter" a mão! Quero dizer que é bem a quela máxima de que quanto mais se mexe mais pode dar errado! Este comentário foi bem parcial porque fiz o curso do Invisalign!rs Se houver alguém com experiência com o Essix, por favor opine!;)
Postar um comentário